Parabéns a todos os alunos do 5º Ano pelas belíssimas poesias, continuem assim, firmes e determinados!Estou orgulhosa de todos vocês...Em especial quero parabenizar ao aluno Willian Gomes de Souza da turma de 5º ano "B" pela sua classificação. Sendo o 1º lugar nas Olimpíadas de Língua Portuguesa.
PARABÉNS WILLIAN CONTINUE ASSIM VOCÊ MERECE MUITO MAIS....
Por: Raquel Silva (Professora de Informática Educacional)
Folclore é definido como conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
Quer saber mais sobre o saci, curupira, boi tatá, mula sem cabeça e outros mais???
O Dia do Soldado é instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com poucomais de 20 anos já é capitão e, aos 40, marechal-de-campo. Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império. Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869. Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.
A sociedade está cada vez mais informatizada é comum encontrarmos computadores em bancos, supermercados, lojas, escritórios. E as escolas também começarem a fazer uso dela. O computador é um recurso que pode desencadear uma nova dinâmica, porque possibilita o fazer, o executar e criar coisas, encurta distâncias e facilita a comunicação. Portanto, a sua utilização na educação significa uma possibilidade de estruturar, potencializar, fortalecer novas idéias; idéias que podem transformar a escola num espaço vivo de produção, recepção e socialização de conhecimentos. O projeto click educação em parceiria com a JMR veio para inserir o computador no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação, para despertar nos alunos o gosto por aprender.
Essas são apenas algumas das palavras que surgiram depois que a informática apareceu. É tanto termo complicado e palavra difícil pra decorar que mais parece uma outra língua: o informatiquês. Isso sem contar com os termos da internet e aquele bando de protocolos. Cruzes!
E você sabe por que o dia 15 de agosto é o dia dela? É que neste mesmo dia em 1946 os americanos apresentaram o Eniac, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador em todo o mundo. Vamos dar nossos parabéns para todos aqueles que trabalham com informática.Afinal, graças a Dona Informática você tem o seu computador aí na sua frente e pode navegar com a gente aqui!
Parbéns a todos os facilitadores da JMR que trabalham com excelência e que fazem da vida das crianças um mundo diferente, onde o mais importante é aprender de forma prazeirosa!!!! Parabéns a todos!!!!!
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Alfabeto do estudante
A – Ame os estudos: com eles, estarás perto de seu sucesso na vida.
B – Boas notas dependem de aplicação e amor aos estudos.
C – Crie o bom hábito de leitura: isso enriquece sua personalidade.
D – Desistir, nunca. As dificuldades não devem enfraquecer suas esperanças.
E – Evite críticas e promova a amizade e a união.
F - Faça seus talentos frutificarem: o Brasil precisa de você.
G – Guerra aos erros e maus hábitos: a vida é batalha onde a inteligência e a boa vontade podem triunfar.
H – Habitue-se a prestar atenção às aulas.
I – Insista no que vale a pena.
J – Julgue, analise, antes de falar ou concluir.
L – Lembre-se: é você que deve aprender a resolver os seus problemas.
M – Método nos seus trabalhos: a bagunça é inimiga da perfeição.
N – Não estude só para a escola, mas para a vida.
O – Ouça antes a opinião dos outros, sem interromper, e depois dê a sua.
P – Procure entender e assimilar mais do que decorar.
Q – Querer é poder. Quem se esforça consegue.
R – Renove seu entusiasmo, suas energias, pensando no seu ideal.
S – Sabedoria é Dom de Deus, e Ele a concede a quem a procura.
T – Tenha paciência e perseverança: muitas coisas se resolvem com o tempo.
U – Uma andorinha só não faz verão: você precisa dos outros, os outros de você.
V – Vale mais reconhecer nossas fraquezas e pedir auxílio aos mestres e colegas do que persistir no erro.
XY – A vida é uma incógnita que se deve ir descobrindo e resolvendo dia-a-dia.
Z – Zelo pela realização de seu ideal: isso é a sua felicidade.“Sem esforço de nossa parte, jamais atingiremos o alto da montanha. Não desanime no meio da estrada: siga à frente, porque os horizontes se tornarão amplos e maravilhosos à medida que for subindo. Mas não se iluda, pois só atingirá o cimo da montanha se estiver decidido a enfrentar o esforço da caminhada.”
Semana Lúdica foi umsucesso...Foi um prazer estar com todos!!! Vocês fazem da minha vida um enriquecimento total!!! Amo todos vocês alunos e funcionários! Facilitadora: Raquel Silva