Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Recadinhos dos Alunos do 5º Ano: Dia da Árvore



























Alunos: Wesleyson e Marília
Turma: 5º "B"


































Alunos: Jucilene e Andreza
Turma: 5º 'B"

21 de Setembro: Dia da Árvore

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles são o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.
Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e, portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Vamos Plantar uma Árvore? 

"Árvore é sinônimo de vida", com sua sombra aconchegante, seus frutos e flores magníficos, ou com a sua importância fundamental para o progresso através do papel, as árvores estão presentes em nossas vidas desde as lembranças mais remotas de nossas infâncias.

Houve tempo em que plantar uma árvore era um prazer, brincadeira de criança. Tempos depois se tornou uma espécie de obrigação civil divulgada amplamente por diversas e contínuas campanhas. Infelizmente o prazer não existe mais e a maioria das crianças de hoje em dia não sabem da importância que tem plantar uma árvore.

Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, a Campanha "Plante 7 Bilhões de Árvores " é um projeto mundial com o objetivo de encorajar o plantio de árvores nativas e de árvores que são apropriadas ao meio ambiente local, com o apoio de cidadãos e governantes.

Visite também o site defensores da Natureza: 
www.fabercastelldb.com.br/defensores 
 
Ciclo da Água:   
www.cricktdesign.com.br/abril/ciclodaagua

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Recadinho da Mônica e do Cebolinha!




sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PROJETO CLICK EDUCAÇÃO E A JMR!


O QUE É CLICK EDUCAÇÃO E JMR TECNOLOGIA EDUCACIONAL?
A Prefeitura de Luziânia juntamente com a Secretaria de Educação implementaram o projeto Click Educação.
Segundo o MEC (Ministério da Educação e Cultura), o termo Informática Educativa significa “a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.”
A JMR tecnologia educacional é uma empresa que atua com informática educacional, ministrando aulas de informática no município de Luziânia-GO, onde a mesma possui professores capacitados  para realiazar o trabalho. Através de softwares educativos que fazem parte da grade curricular, os alunos aprendem de forma prazerosa. A JMR é uma empresa qualificada que tem por objetivo um melhor aprendizado para os educandos. 












terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de Setembro: Dia da Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política do Brasil. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta deste ideal.
No dia 7 de setembro de 1822 marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Conhecendo a história da nossa escola

Em 1988 nascia a Escola Municipal São Caetano, situada a Rua Ipameti, Área Especial, S/Nº, no Bairro São Caetano.
Tendo como resolução de funcionamento:CMEL 074/12/2007, atende principalmente a crianças vindas do bairro São Caetano. No ano de 2000 o senhor DURVAL DE FARIA, para homenagear a sua esposa já falecida, ajudou na construção de 02 salas, inclusive uma delas é onde funciona o laboratório de informática. Passando então a escola a receber o nome de RITA GONÇALVES DE FARIA, a partir desta data o nome da escola é, ESCOLA MUNICIPAL SÃO CAETANO-RITA GONÇALVES DE FARIA. A escola funciona com uma equipe dinâmica, comprometida e acima de tudo assídua, a parte administrativa é composta por 03 pessoas: uma diretora, uma secretária e uma supervisora, o corpo docente é composto por 08 professores licenciados em Pedagogia, que ainda conta com uma professor cursando pedagogia desenvolvendo o projeto CLICK EDUCAÇÃO de responsabilidade da JMRte. O corpo discente é composto por 321 alunos matriculados. O trabalho pedagógico de sala de aula é complementado com as aulas de informática educacional, onde conteúdos da grade curricular são reforçados uma vez por semana.